Faça backup de seu blog no Dropbox com este plugin

Recentemente tive um problema com a UOLHOST em que o meu banco de dados foi TOTALMENTE apagado devido à uma falha no sistema deles. Quando o site voltou, meus posts estavam atrasados 3 dias, ou seja, 3 dias de posts PERDIDOS. A UOLHOST não solucionou meu problema (o cliente que se dane). Me disseram que isso é normal, portanto, cuidado ao contratar a UOLHOST ¬¬

Com toda essa perda, resolvi procurar algum site de backup, e nessa pesquisa, acabei achando um plugin para wordpress (tecnologia de blogs) para realizar backup automaticamente enviando os arquivos direto para uma conta do Dropbox! Muito legal né? além de fazer backups diários, você poderá ver os arquivos direto em sua conta do dropbox em qualquer lugar! Aprenda abaixo como realizar todo o processo:

Antes de mais nada você precisar ter uma conta do Dropbox para utilizar essa funcionalidade, caso ainda não tenha clique aqui para criar sua conta no Dropbox.

Depois de criar a sua conta e ter instalado o Dropbox no seu computador, agora é preciso você instalar o plugin WordPress Backup to Dropbox, esse plugin permite a realização de uma cópia total do seu WordPress, inclusive do seu banco de dados para sua conta no Dropbox.

O plugin WordPress Backup to Dropbox salva uma cópia total do seu blog, de forma programada e automática, bastando apenas você escolher o dia, a hora e a frequência que o backup deverá ser realizado. Depois de configurado, você sempre terá um backup atualizado na sua conta do Dropbox sem precisar esquentar a cabeça de se lembrar de fazer backup.

A utilização é muito simples e fácil, o plugin já conta com a tradução em português, deixando as operações mais fáceis ainda. Depois de instalar o plugin no WordPress, basta você associar uma conta do Dropbox e configurar a frequência que o backup deve ser realizado ou se preferir pode fazer um backup já de inicio.

  1. Temporarily store your database backup in this folder: É a pasta temporária que o plugin utiliza para fazer a cópia de todos os arquivos do WordPress.
  2. Gravar o backup nesta pasta do Dropbox: Você pode definir o nome da pasta em que deve ser salvo o backup gerado.
  3. Dia e hora: Define um horário e o dia da semana para iniciar a cópia dos arquivos.
  4. Frequência: Define a frequência da realização do backup , pode ser diário, semanal, quinzenal, mensal, etc.
  5. Arquivos e Diretórios Excluídos: Você pode desmarcar pasta e arquivos que você não deseja que faça o backup.

WordPress Backup to Dropbox é um plugin muito útil e essencial para ter seus arquivos seguros sempre a mão.

E você costuma fazer backup do WordPress? Qual método que utiliza para guardar seus arquivos? Utiliza algum plugin? Compartilhe sua opinião é muito importante.
via

Faça backup de seu blog no Dropbox com este plugin
5 (100%) 1 vote

Veja também:

Marcado com: , , , , , ,