Como criar um oceano no C4D

Olá!
Neste tutorial, aprenda a fazer um oceano utilizando o software Cinema 4D, que poderá ser usado para diversas finalidades.
Veja o resultado final:

Passo 1: Crie um novo documento, depois crie um novo material, que irá ser a água. Para isso, vá no menu dos materiais, que fica no rodapé, e clique em “Create->New Material”, pronto, vamos começar a criar nosso oceano!

Passo 2: Comece colocando cor ao oceano. Coloque os seguintes atributos em seu material na aba “Color”: ( preencha os campos RGB exatamente igual a imagem abaixo )

Passo 3: Habilite a opção “Diffusion” e coloque as propriedades abaixo. Repare na imagem que em texture, eu coloquei “Water”, o seu deverá estar em branco. Para ficar igual na imagem, clique na seta do lado de Texture, para visualizar todos os modos disponíveis, então navegue até “Surfaces” e clique em “Water”:

Ainda editando a opção “Diffusion”, clique sobre a textura “Water” selecionada para editar as propriedades dela, e então, clique em “Shader” na abinha que fica no topo ( posição do mouse na imagem abaixo ), deixe exatamente igual:

Passo 4: Selecione a opção “Transparency”, isso determinará a transparência da sua água. Deixe suas configurações como na imagem:

Passo 5: Como toda água da vida real, elas refletem os objetos à sua volta. Selecione a opção Reflection para determinar a reflexão do seu oceano.
OBS: Lembre-se de alterar também a cor da reflexão, preste atenção nas propriedades “RGB”!
Deixe as propriedades como na imagem abaixo:

Passo 6: Selecione a opção “Environment”, para que sua água possa refletir como um verdadeiro oceano ! Habilitando esta opção, faz com que o Cinema 4D calcule as sombras e reflexões de suas próprias ondulações. Repare que novamente apliquei a textura “Water” ( mesma forma do passo 3 ). Deixe as propriedades como na imagem abaixo:

Ainda editando o passo acima, observe que estou clicando na propriedade Texture, e atribuí Water. Faça o mesmo ! e deixe as opções do shader como na minha imagem:

Passo 7: Já quase terminando, selecione a opção “Bump”, que determinará o relevo de seu oceano, deixe como na minha imagem.
Logo após, na opção Texture, do Bump, selecione novamente Water, e deixe as cores também como na minha imagem. Não tão branco, nem tão preto:

Pronto, seu oceano está OK ! Vamos montar a cena …

Passo 8: Crie um plano para aplicar a textura. Para isso, seleciona “Floor Object” no menu superior, como na imagem (a) abaixo.
Em seguida, aplique o seu material no Floor Object, para isso, clique no material criado (la em baixo), arraste e solte no Floor Object, como na imagem (b) abaixo:

Passo 9: Adicione LUZ, para que sua cena fique mais real. Para isso, vamos criar um SOL, para iluminação GLOBAL. Clique no botão LUZ, e selecione o SOL, como na imagem ao lado:

Agora, selecione o sol e edite suas propriedades. Para isso, no menu explorer de objetos, no canto direito superior, clique no SOL para abrir suas propriedades, deixe como na imgem abaixo e Pronto! agora é só renderizar a cena indo em Render->Render View!

Espero que tenham gostado do tutorial. Os arquivos para download do mesmo encontram-se abaixo:

Como criar um oceano no C4D
5 (100%) 3 votes