↓ Ir para o Conteúdo Principal
  • Home
  • Comprar ou Não
  • Notícias
  • Categorias
    • Cinema 4D
    • Saúde e Dietas
    • Fotografia
    • Gifs
    • Dinheiro
    • Interessante
    • iPhone e Android
    • Modelagem 3D
    • Promoções
    • Relacionamentos
    • Tutoriais
  • Sem noção
  • Contato
Início › Cinema 4D › Como criar um logotipo

Como criar um logotipo

Posted on 1 de fevereiro de 2012 by DropixOficial Publicado em Cinema 4D, Tutoriais

Uma pergunta um tanto desafiadora para qualquer projeto inicial. Aposto que você, leitor, já se deparou com isso várias vezes; Neste post, seguem pretendo lhe mostrar que isso não é algo tão monstruoso quanto parece!

A primeira coisa é verificar se o seu logotipo será baseado em tipografia. Se sim, faça uma boa escolha da fonte. Após os seus testes com diferentes fontes, veja se você mesmo consegue ler, se sim, um logo legível é um bom começo.

Se o seu logotipo for apenas um símbolo, veja se ele realmente explica ou sugere o que o cliente faz;

Outra coisa importante, é combinar palavra e símbolo; Se você seguir esse caminho, veja se o seu logo possui uma ligação interessante e diferenciada;

Use cores apropriadas e originais (há cores já muito usadas no setor do cliente(bancos sempre utilizam azul, ONGs usam vermelho, etc)) , evite cores já utilizadas para sua marca se destacar. Falando em cores, sempre faça testes utilizando o logo preto e branco e outras versões, pois os clientes sempre pedem os logos em Camisas, bonés, etc.

Seu cliente pode querer colocar o logotipo num lápis! Teste-o em todos os tamanhos, de 50 pixels a 2 metros de largura!

Peça opiniões para diversas pessoas, veja se seu cliente, seus colegas, sua mãe e todas à sua volta o admiram.

Uma coisa muito legal a se fazer após a criação do logotipo, é criar uma versão 3D dele! Pensando nisso, criei um tutorial de como criar um logotipo em 3D utilizando o Cinema4D:


Tutorial – Como criar um logotipo em 3D

1) Primeiramente, é importante que você já tenha esboçado ou já criado seu logotipo em 2D. Com seu logotipo vetorizado ( seja no corel, Photoshop, Illustrator ) você poderá exportar os paths para que o C4D leia e transforme o seu logo 2D em 3D.

Veja abaixo o logotipo criado em 2D:

2) Exporte os paths para a extensão “.AI” ( Adobe Illustrator versão 8 ). Utilizando o Photoshop, faça isso indo em File->Export->Paths to Illustrator, caso apareça uma janela para selecionar a versão do Illustrator a ser exportado, selecione a versão 8.

3) Abra o programa Cinema 4D ( a versão utilizada neste tutorial é a versão r13.0 para Mac OS Lion ). Em seguida, vá em File->Open e selecione o arquivo com extensão “.AI” que exportamos no passo anterior. Veja como meu logotipo em 2D vetorizado no abriu na imagem abaixo:

Quando nós importamos um vetor para o Cinema 4D, automaticamente o programa cria um grupo com vários objetos dentro, que no caso seriam os Paths do nosso desenho. Você pode ver isso no Object Manager que fica no canto direito do programa (imagem A). Selecione cada um deles para ver quais são. O que nós temos que fazer, é conectar os paths dos mesmos objetos, por exemplo: Existe a tipografia “dropix” no meu logotipo, o que eu tenho que fazer é selecionar todos os paths das letras que estão separados e conectar eles, para formar um path só, da minha palavra “dropix”, e fazer o mesmo com os meus outros objetos, o “.com.br” e o losango.

Para fazer isso, selecione os paths que formam o objeto desejado, ou tipografia, no meu caso, selecionei todos os paths que formam a palavra “dropix”, em seguida, clique sobre os objetos selecionados e selecione a opção “Connect Objects + Delete” (imagem B). Faça isso com todos os outros objetos que precisam ser conectados. No meu caso, conectei o “.com.br” e o losango.

4) Vamos dar vida e forma ao nosso logo. Para isso, selecione o novo objeto criado após o passo anterior, mantenha a tecla “ALT” pressionada e selecione o “Extrude NURBS Object” no menu superior (imagem C). Você já poderá notar o efeito, agora seu vetor está com profundidade. Vamos brincar com as opções dessa propriedade no próximo passo.

5) Selecione a propriedade Extrude NURBS criada, agora no Object Manager, para editar suas propriedades logo abaixo, deverá aparecer no painel direito, semelhante à nossa imagem D ao lado. Em Movement, perceba que no terceiro campo, coloquei um valor alto, este valor define a profundidade do meu objeto. Utilize valores não tão baixos e nem tão altos, isso varia de acordo com seu projeto, mas tome cuidado, veja se o resultado não irá dificultar a leitura. Agora, vamos suavizar e arredondar as bordas, para termos um efeito final mais real. Para isso, no mesmo painel, clique na aba Caps > e deixe as propriedades como na imagem abaixo.

6) Agora que você já sabe como conectar os paths, dar profundidade, ajustar e suavizar, faça isso com todos os outros objetos do seu logo. No meu caso, meu logotipo possui um símbolo que caracteriza um pixel, aquela forma de losango que figa do lado da tipografia. Se eu for apenas dar profundidade no path, o meu losango vai ficar chapado e não vai caracterizar um pixel. Por esse motivo, vou mostrar a vocês abaixo como foi que modelei o mesmo, passo a passo. veja:

a- Crie uma piramide simples, indo em “Create->Object->Pyramid”;
b- Selecione a pirâmide criada no Object Manager, em seguida, no painel direito aonde nós editamos suas propriedades, em Segments, coloque 3. Seu objeto ficará com 3 segmentações, para que nós possamos modelar as ramificações do “pixel”. Sua pirâmide e suas propriedades devem ficar semelhantes à imagem abaixo:

c- Com o objeto selecionado no Object Manager, tecle “C” para torná-lo editável (note que o ícone da pirâmide, já não é mais uma pirâmide e passou a ser um triângulo, isso quer dizer que agora você poderá editar suas faces com as ferramentas da barra lateral esquerda), em seguida, selecione a ferramenta de seleção de faces > no menu esquerdo, em seguida, com o objeto ativo (selecionado) no object manager, selecione os triângulos invertidos de dentro do objeto, da mesma maneira da imagem ao lado. Não se esqueça de selecionar as mesmas faces dos 4 lados da pirâmide.

d- Agora vamos “cavar” as faces selecionadas. Para isso, tecle “D” para habilitar a ferramenta “Extrude”, em seguida clique em alguma das faces selecionadas e arraste para dentro, como se estivesse “cavando” os buracos pra dentro da pirâmide. faça isso até as faces se cruzarem (imagem 1 abaixo), em seguida, clique com o botão direito do mouse nas faces e selecione a opção “Normal Scale” (imagem 2 abaixo). Novamente, clique em alguma face e arraste para “dentro” do objeto, para que as faces diminuam de tamanho. Faça isso até ficar semelhante a imagem 3 baixo:

A parte de cima está feita, a parte de baixo é a mesma coisa, agora basta duplicar a pirâmide, rotacionar e colocar em baixo para formar o losango. Veja como ficou na imagem ao lado.

Agora, precisamos colorir nosso objeto. Para isso, vamos criar os materiais no próximo passo.

e- Para criarmos um material, em Material’s Manager, localizado no painel inferior, vá em “Create->New Material”. Note que uma nova esfera branca aparece em baixo, já selecionada. Esse é seu novo material. Para editá-lo, clique duas vezes sobre o mesmo, e então, abrirá uma nova janela contendo seus atributos. A imagem ao lado esq. mostra o meu Material’s Manager com os materiais que eu criei. Para criar o material verde do símbolo do meu logotipo, continue lendo os próximos passos.

f- Clique duas vezes no novo material criado para editar suas propriedades. Na opção “Color”, clique na seta, ao lado de “Texture”, e selecione a opção “Gradient”. Em seguida, aparecerá um quadrado com uma cor Gradiente do preto para o branco, clique nela para editar suas propriedades. Em seguida, em “Type”, selecione a opção “2D-V”, para o gradiente ficar vertical. Utilize cores diferenciadas, eu utilizei verde escuro para o verde claro, veja na imagem acima.

g- Ainda editando o material, selecione a opção “Reflection”, na lista da esquerda. Deixe igual a imagem abaixo:

h- Seu material está pronto, agora basta aplicar ele em nossa pirâmide. Para isso, clique no material e arraste para o objeto, automaticamente o material já é aplicado no nosso objeto. Crie outro material da mesma maneira deste, porém, aplique uma cor branca, com mais reflexão para aplicarmos na tipografia. Veja abaixo como ficou meu logotipo até o momento:

Está quase pronto. Tecle “CTRL+R” no Windows ou “CMD+R” no MacOS para renderizar sua imagem e ver como ela está ficando. Provavelmente ela ainda não terá um efeito legal. Isso porque ainda não criamos iluminações, cenários e outros objetos. Nos próximos passos, vamos tornar nosso logo mais realista.

i- Para deixar nossa cena mais real, crie uma luz. Para isso, clique no ícone “Light” no menu superior, e então, selecione a opção “Area Light” (imagem ao lado). Observe que um quadrado traçado apareceu no centro da cena. Isso seria um “bloco de luz”. Aumente ele e posicione bem acima do logotipo, como se fosse uma iluminação solar, posicione exatamente igual a imagem abaixo:

Em seguida, selecione a luz criada no Object Manager, e nas suas propriedades, deixe exatamente como na imagem ao lado. Perceba que eu destaquei na imagem a seleção da opção “Shadow Maps(Soft)”, isso da mais realismo para a cena, pois os cálculos de sombra agora vão ser calculados. E escolhi Area Light pois os cálculos de iluminação são mais precisos. Você poderá testar outros tipos de propriedades, veja qual mais se adapta ao seu gosto. Sempre que mudar algo, Renderize a cena para ver o resultado final, como está ficando.

Agora com a iluminação e sombras ativas, veja meu resultado até o momento:

Agora, criando mais algumas luzes, com cores diferenciadas, podemos chegar neste resultado:

Você poderá baixar o arquivo do tutorial no programa Cinema 4D abaixo:

[kkstarratings]

Veja também:

5 dicas ocultas para iPhone
As 7 Celebridades Carecas que Já Foram Cabeludas
8 maneiras de ganhar dinheiro com blog
Marcado com: c4d, cinema 4d, como criar um logo, criar logo, dropix, logo, tutorial
Dropix
Follow @DropixBlog

Parceiros:

  • Arnolds
  • Moscando na Web
  • Brogui
  • Zé Zumbi
  • Vídeos Engraçados
  • Sacrificando
  • Prego na Areia
  • Coruja Depressão

Categorias

  • Cinema 4D
  • Comprar ou Não
  • Dinheiro
  • Entretenimento
  • Fotografia
  • Gifs
  • Interessante
  • iPhone e Android
  • Modelagem 3D
  • Notícias
  • Promoções
  • Relacionamentos
  • Saúde e Dietas
  • Sem noção
  • Tutoriais

Sobre o Autor

O blog Dropix traz um grande acervo de vídeos, notícias, curiosidades, testes de produtos, tutoriais, entretenimento e tecnologia no geral. Envie suas sugestões, pois nossos colaboradores estão sempre selecionando os melhores conteúdos da internet. Espero que goste! ;)

Políticas de Privacidade
    © 2019
    Top